Projeto Consciência Sustentável

Projeto Consciência Sustentável

No dia 30/11, diretores proprietários da Agrológica se reuniram com colaboradores e demais convidados na sede da empresa, localizada na avenida São Paulo, para a entrega da premiação a dois alunos da escola Estadual Santo Antônio do Leste, ganhadores do concurso realizado dentro das ações do projeto “Consciência Sustentável”,  que teve a parceria da Arysta LifeScience. Os estudantes foram contemplados com um aparelho de notebook [concurso de redação] e um aparelho de telefone celular [escolha do nome para o mascote do projeto.

O projeto Consciência Sustentável, segundo o diretor proprietário da Agrológica e coordenador do Projeto, Luiz Fernandes Barbosa “nasceu da necessidade de praticarmos cada vez mais uma agricultura em escala comercial, mas com noções e atitudes claras de sustentabilidade”. Segundo ele este é a continuidade de um trabalho iniciado e desenvolvido ainda ao longo do ano de 2010, com peças teatrais e outras ações de conscientização. A Agrológica atua em Primavera desde 2007 no ramo de revenda de sementes e defensivos.

Neste ano o projeto foi levado a pelo menos cinco escolas, entre 16 e 18 de novembro, sendo quatro delas em Primavera: Centro Educacional Primavera – CEP – 8º ano; Escola Estadual Alda G.Scopel – 2º ano; Escola Municipal 13 de Maio – 9º ano; Escola Estadual Padre Onesto Costa – 2º ano e a quinta em Santo Antônio, na escola Estadual Santo Antônio do Leste – 3º ano. Os motivadores fizeram uma apresentação suscinta do projeto e na sequência apresentaram um vídeo e o mascote do projeto. Em seguida cada aluno recebeu uma folha, aonde deveria fazer uma resenha sobre o conteúdo apresentado, bem como encontrar um nome para o mascote.

“Essa é, sem dúvida a melhor forma de passar uma mensagem responsável, consciente e que seja também disseminada para o restante da sociedade: a sala de aula”, comenta Luis Fernandes. Ele lembra que Primavera do Leste é uma região essencialmente agrícola, apesar de outras atividades que também movimentam a economia e isso faz com que seja necessário reforçar a cada dia a importância da produção, aliada aos projetos que preservem e ofereçam mais qualidade de vida a todos.

O empresário lembrou ainda que esta é uma iniciativa da Agrológica, mas que pode ser tomada como exemplo por outras empresas, entidades e profissionais que atuam no mercado. “Nós mesmos queríamos poder levar o projeto a todas as escolas, mas acreditamos que ao longo do próximo ano possamos dar continuidade em ações semelhantes ou até mesmo em outras que mantenham a mesma importância e tragam resultados satisfatórios”, acrescentou.

Durante a entrega da premiação que contemplou dois alunos da escola de Santo Antônio do Leste, a estudante Magda Daniele Pereira, na categoria mascote e Igor Gabriel Silva Carvalho, categoria melhor texto, o diretor da escola, Stênio A. Leal, fez questão de ressaltar a iniciativa da Agrológica. “Isso é muito importante e devemos considerar a oportunidade que vocês ofereceram aos alunos de participar e levar esta mensagem. Ao mesmo tempo estamos com as portas abertas para iniciativas semelhantes e outras que venham contribuir com a comunidade escolar”, finalizou.

Após a entrega dos prêmios a Agrológica serviu um café da manhã aos participantes do evento e em seguida promoveram uma visita à Central de Recebimento de Embalagens de Agrotóxicos do município, coordenada pela CEARPA e que realiza um grande trabalho de promoção e preservação ambiental.

Link para vídeo no Youtube: http://www.youtube.com/watch?v=sSIrJAII5lE